segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Políticos
Presente de Natal de Políticos
Eduardo Magalhães*
Na última edição da Revista Folha da Barra publiquei um artigo em que analisava a mensagem revelada pelos resultados das últimas eleições municipais no Estado de Alagoas. Hoje, devidamente anestesiado pelo clima de amor fraternal natalino, e ainda naquela dúvida se Papai Noel atende ou não pedidos, lanço mão de recursos meramente dedutivos, indutivos e especulativos para antecipar a lista de presentes que figuras maiores da política alagoana gostariam de receber neste Natal.
O Governador Teotônio Vilela gostaria de receber de presente a certeza de que nenhum escândalo abalará o seu Governo no Ano Novo que se avizinha. De quebra, um presentinho para acelerar o “Alagoas tem Pressa” que de repente passou a mover-se em marcha muito mais lenta do que o desejado e necessário.
O Vice-Governador José Thomaz Nono gostaria de receber de presente o apoio declarado e público daqueles que o admiram, o respeitam, o consideram um excelente político mas que não votam nele. Sem essa manifestação palpável de prestígio, tentar a eleição de Governador em 2014 se torna muito difícil.
O Prefeito Rui Palmeira quer de presente a capacidade de se manter vivo no imaginário popular sem precisar alterar o mecanismo emocional dos eleitores que o consagrou como o supra-sumo da nova safra política das Alagoas. Quanto mais tempo conseguir se manter no inconsciente coletivo ao embalo de “O cara é bom” mais fácil e mais rápida será a sua ascensão a cargos ainda mais altos.
Alexandre Toledo quer que o Velhinho de Barba Branca separe para ele uma lista de projetos e medidas parlamentares de aprovação garantida que lhe permitam reestruturar a sua carreira política reservando-lhe desafios onde possa demonstrar a sua imensa e comprovada capacidade de gestor moderno, ousado e inovador.
Renan Calheiros pediu dois presentes: o retorno à Presidência do Senado e a consolidação do prestígio do seu filho Renan Filho como outra estrela radiosa num firmamento político alagoano onde resplandecem astros de brilho potencial jamais visto na História de Alagoas.
Fernando Collor, Benedito de Lira, Ronaldo Lessa, Luciano Barbosa, Heloisa Helena, Galba Novaes, Washington Luiz pedem a Papai Noel o direito e a oportunidade de continuarem vivos na cena política estadual.
Cícero Almeida, o Prefeito Cícero Almeida, pede apenas para ser esquecido.
....................................................................
*Eduardo Magalhães é Cientista Político
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário