terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Só em Alagoas
Nomes: vitorioso: Alexandre Toledo. Perdedor: Marcius Beltrão
Dred Scot
Ainda o São Paulo
Espero que quando entrar na política não se corrompa como tantos outros...
São Paulo Campeão
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Campeonato brasileiro
Crise econômica
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Humildade pura
Ainda Obama
God save President Obama
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
FOOTBALL IS BACK
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Kassab em São Paulo
Juramentado o casamento com o DEM é só convencer o PMDB de que o PT não tem como ganhar a eleição e estará feita uma dobradinha imbatítel. Poderá até surgir o Senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, como companheiro de chapa. Já houve tempo em que poderia ter sido o Renan...
Cícero Almeida
Incredible.
Profecia para 2010
Não importa quem sejam os outros candidatos. Como serão eleitos dois senadores ocorrerá o seguinte:
1. Heloisa tem um monte de votos pessoais (primeiro voto).
2. Os demais candidatos também têm muitos votos pessoais (primeiro voto).
3. Heloisa será a segunda opção da maioria esmagadora dos eleitores alagoanos (segundo voto).
Isso a tornará imabatítel.
Vaticínio: Uma cadeira do Senado é dela. A outra será disputada a ferro e a fogo por Renan, Benedito de Lira, Galba Novaes, Cícero Almeida. You name it.
Ainda Heloisa Helena
Parabéns para Heloisa Helena e mais ainda para Maceió e para o Brasil. Seria uma lástima ve-la encerrar a carreira política perdendo uma eleição para vereadora.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Viva Lula, o Predestinado
1. 1982 - Perde eleição para Governador de São Paulo
2. 1986 - É eleito Deputado Federal com uma votação espetacular de mais de 600 votos
3. 1989 - É derrotado por Collor na eleição presidencial
4. 1994 - è derrotado por FHC sem grandes dificuldades
5. 1998 - é derrotado mais uma vez por FHC, agora sequer com segundo turno
6. 2002 - Toma coragem e sugere a maior e mais madura transformação partidária na História dos partidos políticos brasileiros. É eleito Presidente da República. Mantém as linhas mestras do governo FHC. Inova alguns programas sociais. Não há crises mundiais. Exportação brasileira explode. Explode a produção de grãos. Agora o Brasil se torna um dos maiores produtores de petróleo do mundo. É ou não é um Lula predestinado?
Eita Brasil!
Ave Bolívia
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Fim da reeleição
1. Todo candidato à reeleição será submetido a uma votação na forma de plebiscito a ser realizada no mês de maio do último ano do seu mandato.
2. Se o candidato obtiver mais de 50% dos votos válidos do Município estará automaticamente reeleito para um segundo mandato sem a necessidade de uma nova eleição.
3. Caso o candidato tenha menos de 50% dos votos, terá sido reprovado pelo eleitorado e uma nova eleição ocorrerá no primeiro domingo de outubro daquele ano.
4. Concorrerão à eleição qualquer número de candidatos desde que devidamente homologados em convenções a serem realizadas no mês de julho.
4. Os convenções obedecerão os mesmos prazos como se não tivesse havido o plebiscito.
Vale a pena considerar?
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Cidadania Democrática
No passado não muito distante, e em muitos lugares ainda hoje, os governos foram exercidos por uma elite de homens e mulheres que tomavam todas as decisões sem levar em consideração os interesses e as opiniões do cidadão comum. Em nações realmente democráticas o governo é baseado numa política participativa onde todo cidadão tem a oportunidade de ser ouvido. Para que isso seja possível, contudo, é necessário que cada cidadão tenha conhecimento, consciência da realidade do seu meio e participe ativamente na comunidade em que está inserido. Ser um cidadão democrático exige mais do que votar livremente nos seus representantes.
Quando se pensa em cidadania democrática pensa-se imediatamente em direitos (às vezes até esquecendo as obrigações).
A idéia de direitos inalienáveis, por exemplo, lançada há séculos continua objeto de volumosos estudos e controvérsia. Uma democracia é baseada no princípio de que todos são livres, todos devem ter opções e oportunidades e a obrigação de trabalhar conjuntamente com os demais cidadãos no sentido de proporcionar os meios para se chegar a uma vida cada vez melhor. É obrigação de cada cidadão aceitar e defender que ser um cidadão vai além de simplesmente obedecer à lei. Cada um deve entender porque e como a liberdade existe e mais ainda como a liberdade pode ser preservada.
A liberdade é acima de tudo um interesse coletivo que parte da realização por todos de que entre os direitos inalienáveis tão complexos deve prevalecer o direito à vida, à propriedade e à busca da felicidade.
* È professor da Universidade Federal de Alagoas
Um Sete de Setembro do Futuro
Não há dúvida de que a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, representou uma mudança tão profunda nas relações colonizador-colonizado, que tivessem os milhares de lidere que têm conduzido este País nos últimos 186 anos se dado conta desta dimensão transcendental, nós não estaríamos ainda amargando um lugar de destaque nebuloso na grande constelação de nações do mundo.
O ato corajoso do nosso Príncipe herói não significava apenas romper os laços políticos e administrativos com a Pátria-mãe, significava acima de tudo aceitar o desafio de marchar por conta própria sem a proteção histórica gloriosa da Nação Lusitana e sem o caro escudo de proteção da potência Britânica a caminho de uma dominação mundial que duraria quase uma eternidade. Marchar audaciosa e corajosamente, movida por espíritos impetuosos iluminados, como o próprio Imperador, cheios das idéias e dos sonhos das Revoluções Americana e Francesa, desta muito mais do que daquela, que viam na Independência do Brasil o surgimento da liberdade, da igualdade e da fraternidade que quase todas as demais colônias espanholas da América já começavam a viver.
Representava também aquele ato ousado de Dom Pedro I o desafio aparentemente impossível de realizar de não permitir que o gigantesco país, o Brasil, ainda fragmentado culturalmente, fosse dividido em menores nações independentes regionais enfraquecendo sobremaneira as suas chances de um futuro brilhante a promissor, como aconteceu com as nações originadas do domínio espanhol que ao optarem por se dividirem em vários países terminaram por se enfraquecer permanentemente. Via o nosso Pai da Pátria a experiência americana de se manter uma única nação, ainda que sem nome e sem uma identidade própria, um modelo que levaria ou poderia levar o Brasil a um patamar de destaque entre a união das nações mundiais pelo propósito claro de ocupar um espaço entre essas nações do mundo com a força da sua extensão territorial e o vigor da pluralidade de sua gente e de suas riquezas naturais.
Contemporâneo de Bolívar, sem ter lido os seus escritos nem por ele ter sido influenciado, Dom Pedro I elevou o sonho Brasileiro de um porvir afortunado a um nível de visão de futuro não igualado até hoje, e somente de longe aproximado por Juscelino Kubitschek.
Temos muito a celebrar neste Sete de Setembro de 2008 no Brasil, e principalmente no Estado de Alagoas, onde o sonho de futuro penosamente retardado num e noutro começa a despontar como um fanal de luz no horizonte sempre promissor.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Estalló coche bomba en Cali y hay cinco muertos
O atentado ocorreu na madrugado do domingo para segunda e destruiu o Palácio de Justiça de Cali, na Colômbia. Cinco mortos e 26 feridos. Esse é o tipo de coisa que mais me amedronta em qualquer país: o terrorismo... Desconfia-se que as FARC possam estar por trás do atentado
Brasil rico
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Qual é o mote desta eleição?
Petróleo a menos de US 100?
Barrack Obama President
Para muitos, aqui e lá, ainda é "an impossible dream."
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Ainda reforma política
Em síntese: Good-bye partidos nanicos...
Reforma política
Governo entrega proposta de reforma política
Barrack Obama
Supremo decide futuro da reserva Raposa Serra do Sol,
Aqui o Juiz não é Legislador. Aqui ele assume a responsabilidade de dar sentido à legislação em vigor.
O Juiz como Legislador
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
País do futebol?
Sin oro en Beijing: Brasil ya no disfruta del fútbol, lo sufre.
Pura verdade. Futebol brasileiro de hoje dá muito mais tristeza que alegrias... e o futuro está cada vez mais incerto.
O artigo argentino termina com uma maliciosa ironia: mas o Brasil ainda pode ganhar ouro: em voleibol...
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Argentina 3 x 0 Brasil
What a pity!
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Reserva de petróleo
Fabiana Murer
Acidental? Coincidência?
Olimpiada 2008
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Olimpíada
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Iron grid vs gridiron
American Football
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
H-Bomb
O INSS sempre
O que é mais interessante nesta realidade (para se opor a Quimera) é que sempre ocorre o mesmo alinhamento de protagonistas e mesmo assim, entra dia e sai dia as fraudes se repetem com o mesmo resultado: prejuízo para o contribuinte e usuário do INSS
Ficha suja
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
República do Cabo Verde
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Eleições 2008
Uma lástima. O debate de São Paulo, ontem, na Bandeirantes foi um exemplo típico desta situação. Coitado do Casoy...
Obama goes on...
A escolha de Paris e Britney deve ser por razão dos escândalos a que vez por outra estão ligadas.
Já começa a ser delineada a estratégia de campanha de McCain que tentará reduzir a liderança do Democrata através de "picky little things" como diriam os seguidores do "Homem do Illinois".
terça-feira, 29 de julho de 2008
Gold Rush
Obama vs Conservative USA
Born to be, one might say...
Eleição para Prefeito de Maceió
Aí passa-se para a percepção seletiva "and the cow heads towards the swamp lands".
Almeida 83,2 %, Solange 1,2 %, Judson Cabral 1,2%. Os outros dois candidatos, Agra (PSOL) e Messias (PSTU) não foram escolhidos pelos 600 entrevistados.
Como a pesquisa foi paga pela Pajuçara, pode-se supor que a resposta espontânea tenha sido pior (se é que isso é possível).
Pergunta retórica: Colar a candidata Solange ao Governador Teotonio poderia ser uma estratégia capaz de levar a, pelo menos, uma disputa menos patética? Hard to say...
Violência na Escola
Outra constatação é a de que os níveis educacionais da poplução parecem não influir no comportamento violento dos estudantes...
domingo, 27 de julho de 2008
Obama vs Conservative USA
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Taxa de desemprego no primeiro semestre é a menor em 5 anosA
Torna-se um tanto paradoxal quando se observa o aparente crescimento do trabalho informal...
Percepção Seletiva
Vale a pena acompanhar os dados nesta eleição para ver se em Alagoas funciona...
terça-feira, 22 de julho de 2008
Ficha suja
O que merece cuidadosa consideração são os conceitos de Inocência Presumida e Culpa Presumida, este ainda uma mera manifestação de desejo...
segunda-feira, 21 de julho de 2008
E o Lula?
(Reporto-me às comparações entre os países ricos e o nazismo feitas pelo Mnistro Celso Amorim)
Piquet again
sexta-feira, 18 de julho de 2008
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Que diria Darwin?
That's Bud, that's beer...
Haverá dúvida?
Segundo - minou-se a credibilidade dos detentores de cargos eletivos no Executivo.
Terceiro - Destruiu-se a confiabilidade de toda a classe política.
Quarto - Ameaça-se a integridade, a autonomia e a impessoalidade do Judiciário.
Quinto - Destruídas as Instituições, haverá dúvidas quanto ao futuro político do Brasil?
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Tem futuro?
Que trabalhador é esse?
TSE impõe restrições ao uso da internet durante a campanha eleitoral
Aqui em Alagoas, a interpretação parece ser um pouco diferente ficando os sites dos candidatos livres para usar todos os recursos disponíveis na Internet.
Rico também vai em cana...
O ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas deixaram a prisão na madrugada de hoje (porém mais cedo ou mais tarde terão que prestar contas à sociedade por tudo de errado que fizeram. É o novo Brasil que nasce...)
Virei poeta
Polícia Federal
Polícia Federal
11 de julho de 2008
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Operação Taturana
Será que taturana é lagarta de fogo? Como será o nome da operação contra a “banda da bala”?
Garimpo Solitário (editado)
Garimpo solitário
Pensei em vários nomes para o meu novo blog. Bateia de cascalho me deixou balançado por alguns instantes. O cascalho me veio da bruta mina de Olavo Bilac e a bateia veio apenas como uma opção para jereré ou peneira. Jereré seria pura alegria para os cultores do realismo mágico que adorariam pescar o diamante e o ouro do cascalho com a singela ajuda da engenhoca do jereré. Jereré me faz lembrar das mulheres que pescavam piaba de jereré na beira do São Francisco no fim da tarde no proibido banheiro dos homens no fundo das casas dos ricos da Porto Real do Colégio de parece séculos atrás... Vou falar muitas vezes de e em Porto Real do Colégio aquela cidadezinha querida onde um dia morei e que hoje mora em mim... ( o poeta Cooper escreveu algo assim sobre a casa de sua infância). 0 Marcos Costa e o Rosalvo esqueceram o Cooper e até eu esqueci seu primeiro nome. E pensar que já publiquei um ensaio chamado "A busca da imortalidade". Quando publiquei era mais influenciado pelo Unamuno do que sou hoje. Por sinal não sei quem exerce muita influência sobre mim hoje em dia. Virei rebelde. Evito citações. Vou reinventando meu arsenal de conhecimento ladeado por dois séculos que se distanciam cada vez mais. Por sinal, com exceção do Quixote que nunca deixou de ser minha santa redenção da loucura, meu irresistível bálsamo da ausência da ilusão, meu companheiro inseparável ora vivendo o mago do sonho e da esperança, ora tripudiando na gaiata sabedoria do gordo bufão, hoje me recuso a sofrer alguma influência identificável. Meu ecletismo, minha cultura humanista, meu desdém pelo aprofundamento entediante me ajudam até e dizer "não sei". Ou arriscar uma opinião sobre qualquer assunto. O Genial Dr. Ib Gatto Falcão já disse que é capaz de dar uma aula de 60 minutos sobre qualquer tema. Émulo e amigo do cientista/bardo satisfaço-me com um arremedo de aula de 30 minutos sobre temas do amanhã...
Chego a pensar que sou influenciado muito mais pelos colunistas: Carlos Rossi, Elio Gaspari, Cony, Janio de Freitas, sem esquecer o Flávio Gomes de Barros, o Ricardo Mota, a leveza do Zé Elias e a genialidade inventiva de criar nomes do Ailton Villanova.
Ingrid Bittencourt
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Arapiraca pensando alto...
A escolha é de Luciano?
A escolha é do Collor?
Renan Calheiros abençoou essa escolha?
A opção do Governador Teo Vilela foi ignorada?
O PSDB não conseguiu segurar a vaga de vice? Por quê?
Quem sai ganhando nesse jogo de interesses pesados? (Quem sai perdendo não é difícil adivinhar...)
O faz-de-conta da legislação eleitoral
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Callate Morales...
Vamos a viajar por los paises hermanos del sur...
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Viva a mulher
Ainda a eleição de Prefeito de Maceió
Há candidato imbatível?
Prazos eleitorais?
Já pensou o Pastor João Luiz (DEM) no lugar da Lourdinha Lyra disputando o cargo de vice do Cícero Almeida? Não provável mas longe de ser impossível...
sábado, 28 de junho de 2008
Heloisa Helena
sexta-feira, 27 de junho de 2008
E se o Arapiraca for Campeão?
Será uma surpresa?
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Ainda "Garimpo solitáro"
Vamos reduzir se não ninguém lê, diz minha cientista política favorita, a doutora Tereza. Tá dito. Vai.
E agora?
Outro dia fui paraninfo de uma turma de Letras da UFAL e o tema dos formandos era "As palavras ditas voam, as escritas se eternizam". Algo assim, em Latim que minha memória insiste em não revelar...
A primeira vez que falei com o jovem Juiz Federal André Granja, DNA de brilho, ele parabenizou-me pela análise interessantíssima (para ele) que fiz sobre as razões que levariam João Lyra à derrota na eleição de Governador de Alagoas, em 2006. Minha análise foi feita ao vivo, na manhã do domingo da eleição, quando eu já não tinha dúvida da vitória do Senador Teotonio Vilela. MIlhares de pessoas assistiram àquele programa capitaneado pelo astuto entrevistador Flávio Gomes de Barros. Pouquíssimas lembram o meu argumento principal, e não podem pesquisar o original da entrevista porquue não existe. Não foi escrita. Voou.
O argumento partia da concepção, minha, de que o eleitor se dera conta de que João Lyra estava tentando comprar o Estado de Alagoas, e um Estado não se compra e não se vende. Mote maravilhoso para um ensaio político de 7, 8 páginas resumido em um dos segmentos da entrevista de pouco mais de 20 minutos.
Por isso volto a registrar no papel virtual da Internet o meu pensamento.
Outra comprovação.
Recentemente o jovem Deputado Rui Palmeira falou-me que seu pai, o Ministro Guilherme Palmeira, tinha encontrado em sua biblioteca uma revista de 1988 onde eu garantia que ele ganharia a eleição para Prefeito de Maceió contra o então Deputado Federal Renan Calheiros. Lembro-me bem dessa eleição e dos muitos artigos que escrevi sobre a derrota iminente de Renan por uma razão científica. Eu tinha estudado o fenômeno "percepção seletiva em eleições" há muitos anos atrás quando trabalhava nos Estados Unidos, e apenas consegui identificar a manifestação daquele fenômeno naquela eleição. Era somente colocar no papel e justificar teoricamente o que estava acontecendo na prática. Não deu em outra. Amigos meus que compartilhavam das reações do Deputado Renan Calheiros aos meus artigos diziam que muitas vezes vociferava contra "aquele louco do Professor Magalhães". Maas aí tinha como comprovar. Estava escrito.
Dez dias atrás fiz uma viagem a dois (movida a restiuição grauda do Imposto de Renda) com minha mulher Maria Tereza a Gramado e a Porto Alegre, e lá, numa coincidência incrível, encontrei-me num despretensioso restaurante-longe-de-tudo com o único amigo que tenho naquele Estado, o consagrado escritor e crítico literário Sergius Gonzaga, hoje Secretário de Cultura do Município de Porto Alagre. Depois de comentarmos os tempos difíceis da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ele vice-presidente e eu presidente de 1989 a 1991)chegamos a um tema que só poderia ser tocado porque originou-se de um escrito. Em maio de 1989 escrevi e publiquei no Jornal de Alagoas um artigo intitulado "Collor Presidente" no qual eu argumentava as razões pelas quais Collor seria eleito Presidente do Brasil nas eleições diretas no fim daquele ano. You know the result...
Poderia continuar por páginas e páginas tentando justificar a razão para reativar esse blog como matéria e forma onde assentar as minhas divagações opinitativas e tal.
Justificada está. Agora, mãos à obra. Vamos dissecar juntos ainda que a garimpagem incial seja solitária e individual.